Midia Tatica

:: Plataforma de acoes colaborativas em arte critica, midia independente e tecnologias livres no Brasil ::

Bem-vindx! Mt.info narra uma trajetória coletiva, através de trabalhos não sem autoria mas construídos em conjunto ao longo das décadas passadas, não sem metodologias mas com processos emergentes de encontros e escritas, não sem ideologias mas com horizontes radicais e multidisciplinares.

Uma zona autônoma temporária, um tempo-espaco – início dos anos 2000, por toda extensão do brasil – aonde foram realizadas inúmeros experimentos, ações públicas, teorias e práticas tecno-sociais imersivas, construindo juntxs pol­íticas e resistências multiplas, em expressões oriundas da arte, do ativismo, da mídia tática, do faça-vc-mesmx e da bricolagem entre artistas, teóricos, artesões digitais, programadorxs gnu/linux e redes nacionais e estrangeiras sul-a-sul, aonde floresceram laboratórios midiáticos críticos, metodologias de alfabetização digital e muitos muitos livros e textos – em copyleft e/ou licenças livres.

Esse é também um trabalho de manutenção e restauro de redes entre mulheres, de muitos achados não bem digeridos, outros incorporados a corporações e a modos de produção reformistas, outros esquecidos, no entanto sempre com muita vitalidade, muita conjuração coletiva – muito xemelê!

Em sua maior parte independentes ou que funcionaram com pequenos recursos auto-gestionados ou de forma voluntária, trata-se também de um backup coletivo de imagens e documentos a cerca dessas produções. A imanência de seu desaparecimento físico gerou-se a necessidade preemente deste resgate.

Alguns princípios

a colaboração e a não-hierarquia: conversas por listas de discussão, ircs, sistemas de conteúdo online, assembléias públicas

a liberdade : em ferramentas, temas, propostas, formas de financiamento alternativo (doações etc), políticas de alteridade

– a arte, a comunicação, as tecnologias libertárias e as micropolíticas

a descentralização: itinerância, ações distribuí­das em festivais, publicações, conferências, sítios web, labs, oriundos das macro-regiões brasileiras e internacionais, dos interiores, sertçoes e cidades, mas com um Sul comum.